domingo, 29 de dezembro de 2013

ANONYMOUS INVADE SITE DE PREFEITURA DO MARANHÃO COMO PARTE DE BOICOTE À COPA DE 2014


Nesta quinta-feira (26), o grupo Anonymous invadiu o site da prefeitura de Igarapé do Meio, como parte de uma operação de boicote à Copa do Mundo de 2014, que vem se intensificando nestas primeiras semanas de dezembro. Foi postado no site oficial daquele município maranhense um vídeo de protesto contra o tão esperado evento esportivo (esperado pelo povo e, principalmente, pelos políticos em ano de eleição).
O grupo de protesto já invadiu, este mês, nove páginas de partidos, prefeituras e políticos e mudou os sites para telas pretas com mensagens e vídeos sobre o costume de dedicar um tempo para ajudar o próximo em datas comemorativas.
Fora do mundo virtual, o grupo trabalhou na mobilização de voluntários em ações para distribuição de roupas, brinquedos e alimentos em várias cidades pelo País – a ação solidária já foi realizada muitas outras vezes em 2013.
A internet, por seu baixo custo e por sua descentralização ao redor do globo, sendo constituída de infinitos pontos que se interligam randomicamente (o que dificulta muito o seu controle por parte dos governos, e consequentemente a sua censura), tem se mostrado uma excelente ferramenta de divulgação de ideias e agregação de manifestantes, motivo pela qual tem sido explorada à exaustão, em cada um de seus recursos, inclusive os que se constituem em excessos, como a invasão de sites.
A criação de grupos em rede sociais e a mobilização de seus participantes tem gerado repercussões enormes na vida real, como a exemplo da última proliferação de manifestações em todo o Brasil, que se originou principalmente do trabalho de mobilização feito pelo facebook, e resultou, por um lado na enorme queda de popularidade de nossa presidente, e por outro, no aumento de seus índices de rejeição.
Resultou, ainda, na retomada do entusiasmo da juventude em se mobilizar, em se manifestar, em lutar pelo que pensa e pelo que acredita, em sair às ruas e peitar seus governantes.
O mundo que conhecemos desde que nascemos está mudando radicalmente, em velocidade absurda. E a forma que conhecemos de se fazer política está prestes a sucumbir diante das novas tecnologias. A democratização da informação e dos veículos de comunicação é fato real e incontornável.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…
*Edson Travassos Vidigal é advogado membro da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB-DF, professor universitário de Direito e Filosofia, músico e escritor. Assina a coluna A CIDADE NÃO PARA, publicada no JORNAL PEQUENO todas as segundas-feiras.
Twitter: Edson_Vidigal
Facebook: edson.vidigal.36
e-mail: edsontravassosvidigal@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário