segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

É SANGUE MESMO, NÃO É MERTHIOLATE!

Por Edson Travassos Vidigal*


“É sangue mesmo, não é merthiolate. E todos querem ver e comentar a novidade. É tão emocionante um acidente de verdade. Estão todos satisfeitos com o sucesso do desastre. Vai passar na televisão…”

A música “Metrópole”, da banda Legião Urbana, é fiel à hipocrisia social que se instala a cada desgraça que acontece. Bem disse o escritor francês Charles Nodier que “a desgraça é uma musa.

Porém, mais apropriadas à situação na qual nos encontramos em nosso mal tratado Estado são as palavras da escritora Carmen Sylva: “Uma grande desgraça confere certo decoro mesmo às pessoas mais insignificantes.”

E, nesses últimos dias, muitos insignificantes têm buscado obter, às custas da desgraça alheia, aparentar ter este “certo decoro”, artigo raro em nossa política.
Uma chuva de urubus em volta de uma carnificina humana é o que tem acontecido nos últimos dias em meio ao caos de nossas cidades.

Caravanas de políticos que nunca saíram de suas confortáveis poltronas têm assediado (sempre acompanhados de fotógrafos e cinegrafistas, claro) hospitais, presídios, funerais e casas humildes de vítimas da omissão, da improbidade e da corrupção da Administração de nosso Estado.

Casas de pessoas que, além de terem sido vítimas do descaso desses mesmos políticos desde sempre, e neste exato momento estarem pagando um altíssimo preço com a perda de entes queridos, ainda são impelidas a participarem dessa nojenta propaganda pessoal de indivíduos sem qualquer escrúpulo, que não respeitam nem o pior dos momentos de um ser humano.

É deprimente a atitude desse tipo de gente, que não dá a mínima para vidas humanas, que insiste em apenas se utilizar de tudo e de todos em proveito próprio. Que diante da desgraça alheia não se comove, apenas visualiza uma nova forma de colher lucros (políticos e financeiros) da situação.

Toda essa desgraça que está acontecendo em nossas ruas, em nossos presídios, deveria servir, ao menos, para que nós percebamos que nossas vidas estão atualmente nas mãos desse tipo de gente, que gera desgraças como meio para depois aparecerem distribuindo afagos hipócritas e esmolas miseráveis. Verdadeiros lobos em pele de cordeiro.

Toda essa vergonhosa atitude covarde de nossos atuais governantes deveria servir para que aprendêssemos que nossas vidas dependem de como nós votamos. Dependem de nossa responsabilidade como cidadãos, de nossa participação na vida pública, fiscalizando, acompanhando o que está acontecendo, cobrando e, principalmente, punindo, com a perda de nossos votos na próxima eleição, os políticos que não merecem estar onde estão.

Chega do descaso de nossos atuais políticos. Chega de sua falta de comprometimento. Chega de seus mesquinhos interesses pessoais. De suas futilidades, de suas mediocridades. Chega de sua incompetência e de sua desonestidade. E, principalmente, chega de sua falta de consideração para com o próximo, de sua frieza desumana. 

Chega de pessoas que bebem champanhe e arrotam caviar enquanto assistem às desgraças na TV rindo e pensando em como se aproveitarão delas. 

De pessoas que insistem em dizer que está tudo bem. Que não existe problema, que tudo é invenção da imprensa. Que é exagero.
Pessoas que só arregaçam suas mangas e sujam suas mãos para comer lagosta (como manda a etiqueta) ou para roubar o dinheiro do povo, que passa fome de forma miserável, que sangra de forma miserável, que arde em chamas de forma miserável.

E tudo isso sem dó nem pena. Para eles, resolver o problema é apenas esconder a sujeira. Afinal, como diz o final da música citada da Legião Urbana, “pra limpar todo esse sangue, chamei a faxineira. E agora eu já vou indo senão perco a novela. E eu não quero ficar na mão…”

Pois pois…


*Edson Travassos Vidigal é advogado membro da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB-DF, professor universitário de Direito e Filosofia, músico e escritor. Assina a coluna A CIDADE NÃO PARA, publicada no JORNAL PEQUENO todas as segundas-feiras.
Twitter: Edson_Vidigal
Facebook: edson.vidigal.36
e-mail: edsontravassosvidigal@gmail.com

Blog pessoal: edsontravassosvidigal.blogspot.com.br
Blog no Jornal Pequeno: http://blog.jornalpequeno.com.br/edsontravassosvidigal

Nenhum comentário:

Postar um comentário