quinta-feira, 14 de novembro de 2013

QUEM PAGA PRA GENTE FICAR ASSIM?

Por Edson Travassos Vidigal*

“Brasil, mostra a tua cara. Quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil, qual é o teu negócio, o nome no teu sócio, confia em mim”. Neste refrão da música “Brasil”, do saudoso Cazuza, o poeta indignado, com ironia e elegância, destilava sua revolta para com aqueles que conduzem o nosso amado país, questionando quem, de fato, estava por trás de toda essa pouca vergonha a qual temos que nos submeter. 


E pouca coisa mudou de lá pra cá. Nosso país, nosso Estado, e nossas cidades, continuam a ser saqueados diariamente por “sócios ocultos” de nosso patrimônio público. Sócios que pagam pra gente ficar assim, financiando as campanhas eleitorais daqueles que, eleitos, farão depois a sua parte retribuindo tal “favor” com lucros e dividendos advindos do dinheiro de nossos impostos, consolidados no orçamento público. 

A maioria da população não sabe, mas é na discussão do projeto da LOA (lei orçamentária anual) que nosso dinheiro começa a ir pelo ralo. Lá que os lobistas de nossos “sócios ocultos”, dentre os quais muitos parlamentares (que deveriam nos representar, mas para ali estarem já se comprometeram de antemão com interesses de outros), começam a “repartir o bolo” entre si. 

Lá que o dinheiro necessário para a saúde, a segurança, o saneamento básico, o transporte público, a previdência social, e principalmente para a educação e para a cultura (tão necessárias para que nós entendamos o que de fato acontece e nos tornemos aptos a nos indignar, a criticar e a cobrar de nossos representantes suas obrigações) são desviados para empreiteiros, agiotas, banqueiros, empresários, multinacionais e para agências publicitárias que garantem a autopromoção de nossos políticos, bem como suas reeleições. 




* Edson Travassos Vidigal é advogado, professor universitário de Direito e Filosofia, músico e escritor. Assina a coluna A CIDADE NÃO PARA, publicada no JORNAL PEQUENO todas as segundas-feiras.

Facebook: edson.vidigal.36
e-mail: edsontravassosvidigal@gmail.com
Blog: edsontravassosvidigal.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário