terça-feira, 26 de novembro de 2013

A POLÍCIA APRESENTA SUAS ARMAS!

Por Edson Travassos Vidigal*


A polícia apresenta suas armas: escudos transparentes, cassetetes, capacetes reluzentes e a determinação de manter tudo em seu lugar”. 

A primeira estrofe da música “Selvagem”, da banda “Os Paralamas do Sucesso”, leva-nos a refletir a situação de nosso Estado, que segue mergulhado na violência instituída, na criminalidade institucionalizada (PCC, Bonde dos 40 etc.) e na corrupção institucional. 

E não é coincidência, vício de linguagem ou jogo de palavras o que se lê no primeiro parágrafo deste texto. O problema todo é sistêmico mesmo. É de natureza INSTITUCIONAL. 

A população e o Governo se encontram sitiados pelo crime organizado, que controla de forma manifesta nossas ruas e de forma velada nossas instituições democráticas. 

Por um lado, estamos expostos a criaturas do sistema que, excluídas de antemão dos benefícios de nossa sociedade capitalista, insistem em mostrar que existem e que, se o Estado não lhes dá o conforto e as regalias que desfrutam seus governantes, tais privilégios podem ser conquistados com as próprias mãos, por meio da força, da selvageria, da ignorância e da brutalidade rude de pessoas que ainda não viram vantagens em ser civilizadas e por isso preferem continuar como bichos em nossa hipócrita selva de pedra enfeitada de luzes brilhantes e anúncios de falsos deuses.

Por outro lado, estamos sujeitos a criaturas do sistema que, nascidas “em berço esplêndido”, mimadas e acostumadas a regalias e privilégios imorais, ilegais e que engordam (proporcionados pela prática da corrupção e do desvio de dinheiro público, já há muito institucionalizada em nossa política e em nossa cultura popular), são cercadas por aproveitadores de plantão e insistem em dar continuidade a esta pouca vergonha, a despeito do sofrimento das pessoas de bem.

Com esse pano de fundo entra em cena a polícia, objeto desta coluna semana passada, e que por força dos acontecimentos, merece aqui destaque novamente.

Quinta-feira última foi deflagrada pelo novo comando da PM do Maranhão a bem vinda “Operação Impacto” , em uma tetantiva de mostrar ao povo do Estado que o Governo tem o controle da situação, e que nossos governantes podem usar saia, mas também usam calças.

Na verdade, estão mostrando ao povo maranhense é que quando se quer se faz. O governo tem, sim, como dar as condições necessárias à polícia para trabalhar. Dinheiro não falta (senão não haveria tanta gente rica ao redor de nossos governantes). O que falta, além de aptidão técnica, é principalmente a determinação de manter tudo em seu lugar...

Pois pois…

* Edson Travassos Vidigal é advogado, professor universitário de Direito e Filosofia, músico e escritor. Assina a coluna A CIDADE NÃO PARA, publicada no JORNAL PEQUENO todas as segundas-feiras.

Facebook: edson.vidigal.36
e-mail: edsontravassosvidigal@gmail.com
Blog: edsontravassosvidigal.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário