segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A CIDADE NÃO PARA

Por Edson Travassos Vidigal*

Hoje é um dia muito especial. Hoje estreia a primeira coluna assinada por mim em um jornal de grande circulação. A coluna "A cidade não para", que sai a partir de hoje todas as segundas no JORNAL PEQUENO, veículo de comunicação que, não obstante o nome, é enorme, pois já está em sua edição número 24.560 (62 anos de jornal), divide a maior fatia de leitores do Estado com o jornal "O ESTADO DO MARANHÃO" e tem circulação por 80% o Maranhão.

Tal conquista é muito importante para mim por vários motivos. 

Primeiro, porque, filho de pai e mãe jornalistas, desde criança sempre quis seguir a profissão, sempre participando de jornais na escola e na faculdade. Cheguei até a editar um pequeno jornal em Brasília distribuído gratuitamente em meu estúdio de ensaios. Ou seja, desde sempre fui jornalista amador. Tenho até hoje guardados com muito carinho duas máquinas de escrever, uma que pertenceu a meu pai, e uma que pertenceu a minha mãe, ambas recebidas de presente pelos mesmos.

Um segundo motivo é que meu primeiro emprego foi como jornaleiro, aos 15 anos, no Rio de Janeiro, em uma banca perto da praça Afonso Pena, entre a Tijuca e o Maracanã, ao lado do América Futebol Clube, em frente à feira que acontecia todos os sábados. Naquela época eu morava na Rua Conde de Bonfim, perto do Alto da Boa Vista, e pegava o ônibus bem cedo para às 5:30 já estar encadernando os jornais com a banca aberta (hoje em dia fico pra morrer com as bancas abrindo só lá pelas 8, 9 da manhã...).

O terceiro motivo é que meu pai, que também foi jornaleiro quando adolescente, teve o seu primeiro emprego digno como "Reporter Mirim", ao ganhar um concurso jornalístico com uma matéria intitulada "Contrabando de café no Porto da Estiva". E quem deu essa primeira oportunidade como jornalista a meu pai foi Ribamar Bogéa, justamente o fundador e dono do JORNAL PEQUENO, que acreditou na competência de meu pai e investiu nele.

Infelizmente, José de Ribamar Bogéa nos deixou em 1996. Atualmente, o jornal é gerido pelos filhos de Ribamar Bogéa, tendo como editor seu filho Lourival Bogéa, que também seguiu os passos do pai, tornando-se excelente jornalista e editor. E agora, repetindo o passado em seu eterno retorno (como diria Nietzsche), o filho de Ribamar, Lourival, acreditou em mim e me deu essa oportunidade, apostando em meu potencial como jornalista.

Claro que mostrei a ele meus livros, meus textos e várias matérias que já escrevi em diversas revistas culturais e jurídicas, seja como colaborador, como colunista ou como crítico musical. Já tive colunas nas revistas "BLUES'N'JAZZ" e "JAZZ+", e fui colaborador eventual das revistas "COVER GUITARRA", "COVER BAIXO", "TECLADO", "BATERA" e "CONSULEX". Mas fico imensamente grato pela confiança em mim depositada por Lourival Bogéa e os demais diretores do Jornal.

Deixo aqui registrado meus eternos agradecimentos ao meu pai e à minha mãe, pela genética recebida e pela influência de suas vidas que guiaram minha vocação (Não nasce goiabas de um pé de maçã...), a Lourival Bogéa e toda a diretoria do JORNAL PEQUENO, e a todos vocês, meus amigos, que sempre me apoiam em minha luta por dias melhores.


* Edson Travassos Vidigal é advogado, professor universitário de Direito e Filosofia, músico e escritor. Assina a coluna A CIDADE NÃO PARA, publicada no JORNAL PEQUENO todas as segundas-feiras.

Facebook: edson.vidigal.36
e-mail: edsontravassosvidigal@gmail.com
Blog: edsontravassosvidigal.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário